Tratamento com Toxina Botulínica

Popularmente conhecida como Botox, em virtude de uma marca famosa e disponível no mercado, a Toxina Botulínica se consolida cada vez mais como uma substância ímpar para a melhoria das condições físicas gerais de pacientes com os mais diversos quadros neurológicos.

Indicações para tratamento com Toxina Botulínica

As aplicações de Toxina Botulínica são feitas com base na anatomia palpatória ou guiadas por ultrassonografia ou eletroneuromiografia. A substância tem sido eficaz e segura para intervenção nos comprometimentos físicos, resultantes de situações como:

Trata-se de um distúrbio congênito que prejudica a movimentação, o tônus muscular e/ou a postura. Geralmente, ocorre devido ao desenvolvimento anormal do cérebro, muitas vezes até antes do nascimento.

Os sintomas da paralisia cerebral incluem reflexos exagerados, membros flexíveis ou rígidos e movimentos involuntários, que causam bastante dor e desconforto ao paciente. Sua ocorrência é mais comum na primeira infância.

As doenças neurodegenerativas são patologias que acometem o Sistema Nervoso, o que leva à debilitação dos indivíduos diagnosticados. As doenças neurodegenerativas mais recorrentes são doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica (ELA), distrofia muscular, atrofia muscular espinhal, entre outras.

O que essas enfermidades têm em comum é que ainda não possuem cura e causam degeneração progressiva dos neurônios, ou seja, os sintomas se agravam com o passar do tempo e interferem diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Esta degeneração de neurônios interfere no funcionamento cerebral e pode comprometer o movimento do corpo.

AVC é a abreviação para Acidente Vascular Cerebral – também conhecido como derrame. Trata-se da morte de células do cérebro como resposta à interrupção do fluxo sanguíneo neste órgão.

Dependendo da região onde aconteceu o AVC, o paciente pode apresentar sequelas, como paralisia de um dos lados do corpo, espasticidade (rigidez), boca torta, perda de memória, dificuldade para deglutir, para falar, e assim por diante. No que diz respeito à espasticidade, a Toxina Botulínica é uma alternativa para reduzir a intensidade do sintoma.

Doença que afeta os movimentos por ser um distúrbio do sistema nervoso central. Seu sintoma mais conhecido é o tremor. Isso ocorre devido aos danos nas células nervosas do cérebro, que levam à redução dos níveis de dopamina.

Geralmente, a doença de Parkinson começa com um tremor na mão. Posteriormente, podem surgir dificuldade para andar, lentificação dos movimentos, rigidez e perda de equilíbrio.

Enquanto a Doença de Parkinson interfere diretamente no sistema motor do paciente, a doença de Alzheimer atinge a memória de forma progressiva. Seu surgimento está relacionado à degeneração das células cerebrais.

Os sintomas mais comuns são perda de memória e confusão. Inicialmente, uma palavra ou outra foge à mente, depois uma expressão. Posteriormente, nomes e rostos de entes queridos também podem ser esquecidos.

Os tratamentos existentes podem auxiliar na melhora dos sintomas, mas é um resultado temporário.

Traumatismos são um tipo de lesão na cabeça que ocorre em decorrência de um forte contato (choque) contra outra superfície. Ele pode se desenvolver imediatamente ou com o passar do tempo (até horas). Devido ao forte impacto, o cérebro pode ser danificado e desencadear problemas, como convulsão, epilepsia, cegueira, consequências motoras, entre outros.

A Toxina Botulínica pode ser indicada para os casos citados acima porque há lesões no sistema nervoso central. Muitas vezes, elas levam à perda de controle ou de força muscular, uma vez que os impulsos nervosos passam a ser emitidos do cérebro para os músculos de forma ineficaz ou descontrolada. Essas disfunções geram vários sintomas motores, como espasticidade e/ou distonia, que além de comprometer os movimentos, podem causar dor e impor limitações funcionais no dia a dia dessas pessoas.

Benefícios da Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica veio como alternativa, uma vez que promove um relaxamento muscular e otimiza os cuidados de rotina (higienização, alimentação, translado etc.) nos pacientes mais graves. Além disso, ela também potencializa os resultados da fisioterapia e da terapia ocupacional, pois, com músculos mais relaxados, as respostas aos exercícios e atividades tendem a ser muito melhores.

Realizada por um profissional experiente e devidamente qualificado para esse tipo de tratamento, a terapêutica com Toxina Botulínica apresenta as melhores perspectivas de melhorias das condições gerais do paciente. Vale esclarecer que a substância tem os melhores níveis de evidência na literatura médica, tanto para segurança quanto para eficácia.

Dra. Simone Amorim - Tratamento com Botox

Tel: (11) 2309-4590

Obrigada pela sua visita a esta página! Este site tem o propósito de ser um canal interativo, que promova a disseminação de informações seguras e confiáveis sobre saúde. Tem dúvidas sobre algum tratamento e/ou procedimento, ou então gostaria de agendar uma consulta para uma avaliação individualizada? Clique no botão abaixo e converse conosco.